Relação comercial Brasil-EUA fomenta divulgação e marketing de empresas entre os países

Rodrigo Lins – Jornalista Correspondente e CEO da agência Onevox Creative Solutions

Por: Rodrigo Lins*

Números importantes na relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil colocam a divulgação de empresas americanas no Brasil e a promoção de iniciativas brasileiras nos EUA no centro que movimenta milhões de dólares e reais anualmente.

Dados divulgados pela Câmara de Comércio da Flórida na semana passada registram o expressivo crescimento econômico do estado americano. A soma alcançada supera U$ 1 trilhão de dólares e o crescimento do PIB foi estimado em US$ 2,74 bilhões por dia. Além do potencial turístico que o estado implementa ao longo dos últimos anos, as vantagens para abertura de novos empreendimentos e acolhimento de investimentos são razões que colocam o estado como exemplo dessa dinâmica comercial favorável à divulgação.

Nesse cenário é que nossa Agência de Comunicação, Marketing e Imprensa, com sede na Flórida e filial no Brasil – Onevox Creative Solutions LLC e Onevox Brasil Ltda – tem ganhado espaço nos dois mercados e também detectado um número maior de empresários brasileiros com interesse em promover seus negócios aqui nos Estados Unidos.

Já nos tem sido bastante comum que empresários americanos nos contratem para divulgar seus negócios em diversas modalidades de marketing e até mesmo assessoria de imprensa no Brasil. O que nos chamou atenção, ao divulgar a abertura da nossa filial no Brasil, foi a quantidade de empresas interessadas em se promover junto à gigantesca comunidade brasileira que mora aqui nos Estados Unidos.

Temos sido procurados por Institutos médicos, clínicas de Cirurgia Plástica e Estética, Centros odontológicos, Imobiliárias, entre outras empresas do Brasil para ajudá-las na divulgação de seus produtos e serviços aqui nos Estados Unidos. Há um pensamento generalizado de que não se pode ignorar o poder de compra da comunidade brasileira residente aqui, sobretudo em tempos de valorização do dólar em relação ao real.

Dados divulgados pelo Consulado Brasileiro em Miami-FL mostram que o comércio bilateral entre o Brasil e a Flórida atingiu US$ 18,2 bilhões em 2016 e representa mais de um terço do fluxo comercial entre o Brasil e os EUA. O estado americano da Flórida é o preferido pelos brasileiros – as empresas americanas do estado sabem disso e não querem perder a chance de se promover no Brasil.

Estatística divulgada no censo dos EUA mostra que cerca de 400 mil brasileiros vivem na Flórida – a maior comunidade brasileira no país seguida por Boston. Por outro lado, mais de 1 milhão de turistas brasileiros visitam a Flórida todos os anos. Em 2017 visitaram, somente a cidade de Orlando, cerca de 826 mil brasileiros. Em 2016, os turistas brasileiros gastaram US $ 11,6 bilhões em todos os Estados Unidos. Desperdiçar a chance de aparecer no Brasil é um erro que pode custar caro para empresários americanos e eles não querem pagar por isso.

O cenário não pode ser mais promissor para que empresários ampliem o potencial de seus negócios investindo em divulgação internacional. Não por outra razão estamos em fase de ampliação de nossas filiais para o Canadá e Europa. Assim, acreditamos que o fluxo de divulgação de empresas será muito mais global nos próximos anos e esta dinâmica, anteriormente adotada apenas por grandes marcas, agora está ao alcance dos empresários mais audaciosos.

*Rodrigo Lins é Mestre em Comunicação, Especialista em televisão e audiovisual, Especialista em Jornalismo Político, Graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Coleciona atuação em Órgãos dos três Poderes da República do Brasil, em destaque: A Presidência da República, Ministérios, Senado Federal, Câmara dos Deputados eTribunal Federal da Primeira Região além de Organismos Internacionais como UNESCO, PNUD e ONU. Atualmente é Jornalista Correspondente nos Estados Unidos para diversos veículos da imprensa brasileira com destaque de coberturas para a Globo News. É colunista sobre os Estados Unidos na Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. Com mais de 10 anos de experiência em Comunicação Organizacional  foi professor em Universidades de Brasília por 8 anos, é palestrante, escritor e dirige há 3 anos a agência americana de Comunicação, Marketing e Imprensa – Onevox Creative Solutions – com filial no Brasil e é editor-geral da agência internacional de conteúdo – OnevoxPress (www.onevoxpress.com).