Trump anuncia centro nacional de veto a visitantes nos EUA

© Getty Images

O Presidente afirmou que deve assinar, em breve, o memorando com a regulamentação do novo centro que funcionará nos aeroportos dos Estados Unidos. O objetivo é aumentar o rigor na verificação dos visitantes que ingressam no país.

A gestão do presidente Donald Trump anunciou, nesta terça-feira, 6, que está se preparando para estabelecer um “National Vetting Center” ou Centro Nacional de Veto para melhorar o processo de seleção de indivíduos que chegam aos Estados Unidos. O memorando de segurança nacional que Trump planeja assinar nos próximos dias dará ao Departamento de Segurança Interna (DHS) e outras agências governamentais um prazo de seis meses para estabelecer o centro.

Dois funcionários da administração de Trump disseram à imprensa que o centro procuraria melhorar a forma como as diferentes agências federais compartilham informações sobre a verificação de visitantes, e iria atuar para agilizar o processo. Não está claro como o centro mudará a forma como os imigrantes e os viajantes que chegam aos EUA serão examinados.

O centro será um esforço coordenado e conjunto entre órgãos do Governo como: Departamento de Segurança Interna, Departamento de Justiça, Departamento de Estado e outras agências de inteligência, disse à rede de notícias CNN um funcionário do Conselho de Segurança Nacional.  O memorando incluiria uma disposição para também estabelecer um painel dentro dos próximos seis meses, que irá supervisionar as questões de privacidade e liberdades civis para o centro.

Trump tem repetidamente chamado de “exame extremo” esta nova verificação que pretende instalar para àqueles que entram nos EUA.

Com informações: CNN e TheHill